Serie Misteriosas Cidades de Ouro



A série de animação as Misteriosas Cidades de Ouro marcou uma geração, misturando lições de história com ficção científica, numa co-produção entre a França e o Japão que ainda hoje é recordada com saudade, tendo sido alvo de um remake há relativamente pouco tempo.

A história passava-se na cidade de Barcelona e 1532, mostrando-nos como Esteban, um rapaz de 12 anos bastante reguila, lida com a morte do o seu tutor e a descoberta sobre a sua verdadeira identidade. Esteban havia sido resgatado por Mendoza, um marinheiro, enquanto estava à deriva no Oceano Pacífico.

Ganhou o apelido de "filho do sol" porque o mesmo aparecia quando ele aparecia, ficando muito popular por causa disso, mas decide então viajar com Mendonza para o Novo Mundo (América),para procurarem as misteriosas cidades de ouro e saber mais do seu pai. É durante essa viagem que ele conhece Zia, uma jovem Inca, que tem um medalhão estranho igual ao dele. A eles junta-se Tao, um rapaz descendente do Império de Mu e juntos vão viver enormes aventuras.

Passou na RTP em 1985, na sua versão original em Francês com legendas em Português, tendo sido repetida uns anos mais tarde e como todos os desenhos animados da altura, teve uma boa dose de merchandising onde a habitual caderneta de cromos não podia faltar.Teve também uma versão dobrada em Português e editada em dvd pela Planeta Agostini. Quem era fã?